terça-feira, abril 07, 2009

Obama e a diplomacia

Quanta emoção, farei a primeira postagem! hehehe... Bom, há muita coisa que eu gostaria de discutir aqui, mas vou começar com uma série que andei escrevendo sobre o Obama. Acho interessante dar atenção para este momento dos EUA, tanto pelo novo presidente, quanto pela crise, e como isso viria a impactar no Brasil.
-
O primeiro teste do atual governo é o caso da Coréia do Norte. O lançamento do Taepodong-2 (filho do Scud, neto da V2), por parte da Coréia do Norte, produziu o primeiro desafio para os novos EUA. Por um lado, a Coréia do Norte alega desenvolver um veículo para transportar seus satélites. Que, não por acaso, também serve para transportar armas.
-
Por outro, os vizinhos afirmam ser uma provocação bélica. A reação do Obama será uma boa indicação de como a diplomacia americana atuará daqui em diante.
-
O Bush não é parâmetro de comparação, já que seu estilo é uma exceção caricatural à regra. Por ora, o Obama só tem dado declarações de descontentamento e tem buscado a condenação da Coréia do Norte pela ONU, com oposição previsível da Rússia e da China. É um bom sinal, já que não há nenhum zunzunzum de invasão ou ataque.
-
A região é tensa e não há alternativa para os EUA a não ser apoiar automaticamente o Japão e a Coréia do Sul. Cá entre nós, a Coréia do Norte é soberana e tem o direito de testar o que bem entender, seja um lançador de satélite, seja um míssil. Desde que não ameace seus vizinhos. O Japão também tem o direito de derrubar qualquer coisa que ameace seu território. A comunidade internacional também tem o direito de protestar, assim como protestou contra a França nas detonações nucleares de Mururoa.
-
Essa relação de dialética e antagonismo entre todas as partes é saudável e bem-vinda. Só se torna um problema quando alguma das partes viola o direito internacional e a soberania de algum país. Mas provavelmente isso não acontecerá, porque a diplomacia, via de regra, é uma dança previamente combinada. Dificilmente há surpresas ou improvisos.

Marcadores: , , ,