quinta-feira, abril 16, 2009

Obama e Brzeziński: diplomacia

Durante a campanha presidencial, foi anunciada a participação de Zbigniew Brzeziński na campanha do Obama, como consultor de política externa. Brzeziński foi assessor de segurança nacional do presidente Jimmy Carter e um teórico respeitado nos meios de geopolítica e análise de sistemas internacionais. Li textos seus na faculdade e é um liberal que defende o fim da guerra no Iraque. É também membro da diretoria da Anistia Internacional. Para mais:

http://en.wikipedia.org/wiki/Zbigniew_Brzezinski

Esta entrevista é interessante:

http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/prospect/2008/02/24/ult2678u147.jhtm

Como vemos, Obama está muito bem assessorado e há forças tradicionalmente progressistas apoiando-o. Seria o retorno ao poder de negociadores liberais e idealistas (termo impreciso mas que contrasta com os realistas como Kissinger), o retorno à política externa de think tanks mais acadêmicos e não os ideólogos sem estofo, oriundos das fileiras dos neo-conservadores.
Resultados práticos, um Iraque pacificado com maior pluralidade, inclusive com participação do antigo regime, diálogo com Síria, Irã e Cuba, fatos que já vêm acontecendo. Nesses casos, o que contará é a estabilidade regional.

Marcadores: , ,