quinta-feira, abril 16, 2009

A questão do petróleo

Dada a complexidade do assunto, é digno de nota que tanto o Obama quanto o McCain tenham mudado de opinião com relação ao tema da exploração de petróleo na costa dos EUA. Após uma série de acidentes, e também por razões estratégicas (se o petróleo do Oriente Médio é mais barato, por que prospectar?), a extração de petróleo na costa dos EUA foi banida em 1981. Encontrei um mapa bastante interessante com as áreas de permissão, as banidas em 1981 e as protegidas por conta do meio-ambiente:

http://edition.cnn.com/2008/POLITICS/07/14/bush.offshore/index.html#cnnSTCOther1

O Bush já derrubou o veto de 1981, cabendo agora ao Congresso dar a palavra final. Atualmente, o Obama (como o McCain) é favorável à derrubada do veto, seja parcial ou totalmente. O fundamento disso é o preço do petróleo, muito oscilante.

A diferença entre ambos se localiza, primeiramente, nos limites de exploração. Em segundo lugar, o Obama prometeu taxar mais as empresas exploradoras, enquanto a administração republicana sempre tende a desonerar as grandes empresas.

Na verdade, o Ato sobre a Política Energética, de 2005, lançado por Bush e apoiado por grande parte dos democratas, promoveu bastantes incentivos à prospecção energética. O petróleo texano foi bastante beneficiado e, não por coincidência, também foram beneficiados Bush e seus amigos.

Marcadores: , ,