quinta-feira, abril 16, 2009

Patriotismo Republicano/Democrata

Tanto o McCain quanto a Palin costumavam incansavelmente passar a imagem de patriotismo e de respeito pelas forças armadas americanas. Nos dois debates, mencionaram isso e repetiram incansavelmente os bordões sobre o herói Petraeus, as virtudes do exército e dos veteranos dos EUA. Mas nunca as Forças Armadas americanas foram tão maltradas como no governo Bush.

Para humanizarmos a questão, basta citar três nomes: Lynndie England, Janis Karpinski e Ricardo Sanchez.Lynndie England foi pega nas fotos de tortura da prisão. Reservista, pegou 3 anos de prisão, além da desgraça. O que alegou? Ordens superiores.

Karpinski era responsável pelo presídio. General de uma estrela, foi rebaixada para Coronel. Defesa? Alegou que a segurança do presídio era tercerizada (privatizada), a mando de Rumsfeld.

Sanchez, General de 3 estrelas, comandante da operação no Iraque. Foi retirado do comando, tomou caronas e no fim foi aposentado, prematuramente. E, segundo o próprio, foi aposentado graças ao escândalo. Alegação? As lutas políticas em Washington o desgraçaram. E é o General aposentado mais graduado a criticar a liderança de dos EUA na Guerra do Iraque.Em suma, essas 3, de muitas pessoas, perderam ou a carreira ou a vida, numa guerra tola, mal planejada e mal conduzida.

É uma piada que os Republicanos busquem se capitalizar como patriotas quando as Forças Armadas dos EUA são colocadas constantemente na berlinda por conta de decisões viciadas.

http://en.wikipedia.org/wiki/Lynndie_England

http://en.wikipedia.org/wiki/Janis_Karpinski

http://en.wikipedia.org/wiki/Ricardo_Sanchez

http://en.wikipedia.org/wiki/Abu_Ghraib_torture_and_prisoner_abuse

Marcadores: , , ,