quinta-feira, abril 16, 2009

A Islândia acabou

Recentemente, vi nos jornais a notícia bizarra de que a Islândia havia quebrado com a crise e que havia pedido um empréstimo para a Rússia, cujo PIB é bem inferior ao brasileiro.A razão do pedido heterodoxo deste país de 313 mil habitantes é conseqüência de sua completa falência e descrédito internacional. Pediram para a Rússia porque o resto do mundo ou não quis ajudar ou impôs severas condições.

Resumo da história:

A Islândia fora um país social-democrata até os anos 90, e ao longo dos anos 80 passara por problemas de estagnação e crise econômica.
No início dos 90 fora-lhe receitada a solução: liberalização total de sua economia, seguindo as diretrizes da Escola Austríaca e de Hayek/von Mises.

Medidas tomadas:
- Mercados financeiros liberalizados
- Estatais privatizadas
- sistema previdenciário privatizado
- Imposto sobre pessoa jurídica reduzido
- Sindicalização voluntária
- Opção por ensino privado, que é auxiliado pelo governo
- Legislação trabalhista flexibilizada
- Liberdade cambial total

O resultado imediato de tudo isso foi a prosperidade. Caiu o desemprego, a economia acelerou e os bancos islandeses ofereciam os melhores rendimentos da Europa.

Só que...

A Islândia se tornou vulnerável, e a própria teoria liberal prevê que tudo que sobe, cai. A razão das regulamentações é justamente a possibilidade de se proteger na queda.

Situação pós-crise:
- Explosão da dívida externa (120 bilhões de dólares, para um PIB de 16,5 bilhões)
- Maxi-desvalorização da moeda
- Quebra dos 3 maiores bancos do país: esta situação lesou inúmeros correntistas britânicos, noruegueses e de outros países, que possuíam conta nestes bancos, que ofereciam os melhores rendimentos. Diante disso, os governos inglês e norueguês congelaram os bens dos bancos em seus países para pelo menos garantir alguma restituição aos correntistas. Detalhe: tal atitude foi tomada com base na lei anti-terrorista.

A Islândia era uma Albânia ou Coréia do Norte ao contrário. Serviu de laboratório para experimentos teóricos e virou pó.

Marcadores: , , , ,